Orientação Psicológica Online

 

A orientação psicológica online não substitui a psicoterapia, com limite de 20 sessões, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia.

Ética

O Atendimento Psicológico Online obedece as normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Este atendimento se dá mediante avaliação prévia da demanda do cliente. Esta deve ser situacional (por exemplo: “orientação profissional”, ou “orientação para perda de peso” ou “questões de relacionamento”) e possível de ser trabalhada dentro do limite de sessões citado. A frequência das sessões, costuma ser, inicialmente semanal, podendo ser mais frequente ou menos frequente de acordo com a necessidade de cada cliente, e disponibilidade do profissional.

Caso durante o processo de orientação seja identificado que o cliente necessita de um acompanhamento mais longo, este será orientado a buscar o atendimento psicológico presencial. Se for identificada a necessidade de orientação de profissionais de outras categorias (como médicos, nutricionistas, etc), o cliente receberá o devido encaminhamento também.

Quem pode se beneficiar desse tipo de serviço?
  • Pessoas que desejam mudar hábitos (por exemplo, mudança de regime alimentar);
  • Pessoas que precisam tomar decisões profissionais (por exemplo, escolha da profissão, mudança de emprego);
  • Pessoas que sentem dificuldade em tomar decisões ou fazer escolhas;
  • Casais em crise ou que desejam aconselhamento;
  • Pessoas que desejam algum outro tipo de aconselhamento ou orientação que possa ser oferecida por um profissional psicólogo;

Em caso de atendimentos para menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais e/ou responsável.

Quais os recursos necessários para realizar o atendimento online?

O atendimento online será realizado com uso de voz e imagem, por meio de webcam, pelo programa Skype. As orientações não serão realizadas através de email. Este é um recurso que será utilizado para agendar ou reagendar os atendimentos, com antecedência mínima de 24 horas.

Tendo em vista um melhor aproveitamento da orientação psicológica online, o paciente deve estar sozinho e concentrar-se no atendimento. É necessário estar disponível para as sessões durante os sessenta minutos. Não se deve responder a e-mails, conversar com outras pessoas, atender o celular, etc. É de inteira responsabilidade do paciente preservar o ambiente onde as sessões serão realizadas livre de interrupções.

Qual a duração de cada atendimento?

Na entrevista inicial serão acordados valores e formas de pagamento, que sofrerão variações de acordo com a demanda dos atendimentos, tendo em vista os horários, duração e periodicidade estabelecida.

Quem pode utilizar o atendimento online?

O atendimento online pode ser utilizado por adolescentes (em caso de atendimentos para menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais e/ou responsável), adultos, idosos, casal.

Como posso agendar o atendimento?

O atendimento pode ser agendado através de envio de email para simoneterapias@yahoo.com.br com disponibilidade de dia e horário. O interessado deverá fornecer os seguintes dados para contato: nome completo, telefone, email e a correta identificação no Skype, ressaltando a melhor forma e horário que o psicólogo poderá retornar a mensagem recebida. O retorno será via telefônico ou email, em até 24 horas após recebimento do contato. Sessões desmarcadas com 24 horas de antecedência podem ser reagendadas dentro da disponibilidade do profissional. Faltas serão cobradas. Os atrasos do cliente não serão compensados ao final da sessão. Tendo agendado o dia e o horário, e escolhida a forma de pagamento, este deverá ser realizado. O agendamento só será confirmado mediante a realização do pagamento.

O atendimento é sigiloso?

Todos os dados informados serão mantidos rigorosamente em sigilo, mediante a criação de senhas para acesso aos registros/arquivos dos prontuários, que serão mantidos pelo profissional. Nenhuma das informações prestadas pode ser divulgada sem a autorização do cliente. Os dados e relatos são de interesse apenas e, tão somente, de construir o atendimento/orientação psicológica, sendo impróprios a qualquer outra finalidade. O sigilo das informações trocadas entre o cliente e o psicólogo é previsto pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Anti-vírus e Windows Defender Firewall são utilizados para garantir a proteção das informações dos atendimentos.

Qual o valor da sessão e como posso pagá-la?

Na entrevista inicial serão acordados valores e formas de pagamento, que sofrerão variações de acordo com a demanda dos atendimentos, tendo em vista os horários, duração e periodicidade estabelecida. O pagamento será feito pelo Pag Seguro, por meio de envio de Link Pago. Ou seja, ao definir o valor dos serviços que serão realizados, o PagSeguro envia um email com instruções de pagamento e o cliente efetua o pagamento, que pode ser por meio de cartão de credito, boleto bancário ou debito em conta. O atendimento será realizado apenas mediante a confirmação do pagamento.

Quais os cuidados necessários que devo ter?

Para realizar os atendimentos online são necessários alguns cuidados, como:

  • Não informe a outras pessoas suas senhas pessoais de e-mail ou dos programas de mensagens instantâneas que utiliza.
  • Mantenha sua senha em sigilo, não a deixe gravada no computador.
  • Desative as opções de “salvar senhas” do seu navegador.
  • O programa Skype guarda todas as mensagens que são trocadas entre os usuários. Desative a opção de guardar histórico desse programa.
  • Se o seu computador for utilizado por outras pessoas, lembre-se de não deixar o seu e-mail e Skype abertos.
  • Utilize computadores pessoais e não públicos.
  • Evite utilizar computadores públicos, cyber-cafés, lan-houses, computadores de sua faculdade, computadores utilizados em seu trabalho a não ser que sejam de uso pessoal com uso de headset (fone de ouvido com microfone).
  • Mantenha seu antivírus atualizado.